Benefícios da Kombuchá

O kombucha é uma bebida levemente e naturalmente gaseificada. O sabor é uma mistura de doce e ácido.

Bebida probiótica, possui alto índice de antioxidantes, além de muitas vitaminas do complexo B. Essa bebida é uma combinação estratégica de bactérias boas e leveduras.

Além disso, a bebida auxilia na prevenção e recuperação de lesões nas articulações e, graças às vitaminas e probióticos presentes, também pode ser bastante importante para o sistema imunológico .

Ela realiza uma espécie de ‘proteção celular’ em caso de inflamações e diminuição das defesas. O chá ainda pode ajudar no processo digestivo.

Também ajuda na melhora da pele, além de desintoxicar o organismo, melhorar o funcionamento intestinal, a absorção de nutrientes e a diminuição de alergias e intolerâncias alimentares.

Outro ponto positivo é a energia que a bebida oferece no dia a dia, quando consumido regularmente. Isso se deve ao ferro resultante da fermentação, que melhora o transporte de oxigênio no sangue, e pela teína, que é o equivalente da cafeína presente no chá.

Cito aqui benefícios de alimentos fermentados mencionados por Sandor Katz em seu livro “A Arte da Fermentação”:

“-Pré-digestão dos alimentos em nutrientes mais acessíveis e biodisponíveis,

-Melhoria nutricional e criação de micronutrientes especiais,

-Desintoxicação e transformação de antinutrientes em nutrientes,

-Presença de culturas de bactérias vivas.”

Resumindo: Os benefícios de consumir a Kombucha são relacionados ao fato de repor as bactérias necessárias ao bom funcionamento de nossos intestinos, tão castigados pela má alimentação de nossos dias.

Mas devo dizer que consumo também porque é uma delícia!! Alguns tomam o chá logo após a primeira fermentação. Eu prefiro saborizar com sucos de frutas integrais (de preferência orgânicos), ervas e especiarias. Um universo de possibilidades. Interessado?

Os comentários estão encerrados.

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: